Shogun Tv Series




Nós entendemos que para ser uma seríe real os atores tem de falar na língua nativa, quanto mais velho ficamos é mais difícil prestar atenção ao que está a acontecer e ler as legendas. O cenário, a luz das filmagens, a careterização e o vestuário estão na perfeição. A atriz do momento Anna Sawai interpreta Toda Mariko uma mulher bem-nascida, equilibrada e misteriosa, Mariko é profundamente fiel e obscuramente determinada. Ela é casada com Buntaro, mais por dever do que por amor, e é uma cristã devota. Altamente educada e ferozmente leal, seu senhor, Toranaga, confia nela.

John Blackthorne e o seu navio dão à costa no Japão perdidos e com fome. São capturados pelos japoneses e colocados numa cela. Mais tarde Jonh é levado ao líder japones e o padre tradutor propositamente diz que eles são piratas assasssinos e Jonh percebe esse facto.

 Jonh diz que é um português de Macau. Numa cerimónia um japonês diz a Mariko que o Jonh está muito tenso e precisa da companhia de uma mulher. Jonh é cristão e recusa. À noite Yoshii Toranaga está com Jonh, Mariko e os seus homens, são apanhados numa emboscada. Conseguem fugir e embarcam num navio europeu.

Nesse navio o padre fornece o diário de Jonh que prova que ele é um pirata, mas Toranaga diz o diário tem de ser traduzido e vai levar algum tempo até ser traduzido. Toranaga pede a Jonh que treine um grupo de homens com taticas e modos europeus e ele diz que ajuda Toranaga neste conflito mas para isso precisa dos seus homens e Navio. É aqui não percebemos se a tripulação está toda morta ou não, porque apenas vimos um homem a ser cozido em àgua a ferver.    

Toranaga chega a outro local onde o seu exército o espera. O barco de Jonh está lá e o Japonês diz que os homens de Jonh foram para outro local. Jonh diz que o acordo que ele tem o barco e os seus homens, mas Marika diz que ele entendeu mal, ele e os seu homens estão à disposição do Shogun. John atira o remo para o chão e agradece a clarificação do assunto.

Mariko mostra a casa, a consorte e os criados ao serviço de Jonh e ele pergunta para quê isto tudo, ao que Mariko refere que treinar um grupo de homens leva pelo menos seis meses. Ele percebe que é ainda um prisioneiro com melhores condições.

Kashigi Omi o homem que prendeu Jonh no primeiro epsisódio vê-o com duas pistolas e diz que as entregue. Jonh recusa e está quase a haver um conflito, mas a nova consorte de Jonh diz que ficará à guarda das armas. Jonh não sabe nada de conflitos armados no chão, mas ele refere que o seu barco armado com canhões. Jonh está fazer a demonstrção, mas é interrompida.

Yabushige e Blackthorne prometeram a Nebara Jozen, um dos melhores samurais de Ishido, uma demonstração de suas habilidades com canhões. Nagakado sai um pouco mais cedo e prepara uma emboscada. Alguns canhões distantes são apontados para os homens de Ishido e, com um aceno de espada, o filho de Toranaga ordena que disparem.   Corpos explodem em rajadas de sangue; pedaços de carne caem. Jozen, agora sem braços e sem pernas, grita que não é assim que os samurais lutam, então Nagakado corta a sua cabeça.

Buntaro o marido da Mariko aparece vivo e bem de saude. É evidente que Mariko não está contente. À noite Buntaro refere à esposa que os modos de Blackthrone são horríveis e esta tenta terminar a noite. No outro dia um terramoto ocorre. 

Ao quinto episódio começamos a perder o interresse. O Jonh continua com a ideia de usar um barco para que o seu Lord Japonês possa ter mais benefícios mas no oitavo episodio Toda Hiromatsu comete sepuko.

A Mariko quer sair do castelo que foi visitar, mas o Sogun local impede-a. Felizmente os seus guerreiros chegam. Mesmo armados com armaduras samurai os homens de Mariko morrem e apesar dos captores morrerem também, um segundo portão abre-se e mais homens inimigos estão no caminho ela tenta sair, mas não consegue.

 Há um incêndio e Mariko morre deixando Thorne devastado... bla´ blá e Thorne tenta o sepukku mas o Lord Toranaga impede-o. Toranaga ecomenda a Thorne que costrua uma frota de navios...

Comentários